h1

Juventude: Plug Minas ganha Centro Vocacional Tecnológico

19/06/2009

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) vai instalar um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) no Plug Minas. Protocolo de Intenções nesse sentido foi assinado pelo governador Aécio Neves e pelos secretários Alberto Portugal, Paulo Brant, da Cultura, e Gustavo Correia, dos Esportes, nesta quarta-feira (17), durante a solenidade de inauguração do Plug Minas em Belo Horizonte, espaço destinado a atender jovens de 15 a 24 anos com informação, arte e cultura.

De acordo com o documento, a Sectes vai trabalhar em conjunto com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) nas adaptações metodológicas para implantação do CVT no Plug Minas, estrutura onde funcionou a Febem, no bairro Horto, zona leste da capital mineira. A própria Sectes se encarregará de fornecer os equipamentos, dentro do Projeto Estruturador Rede Profissional Orientada pelo Mercado, além de disponibilizar recursos para o cumprimento do Plano de Trabalho a ser elaborado nos próximos meses.

O Plug Minas tem uma área de 67 mil metros quadrados e vai envolver cerca de 2 mil jovens de 37 escolas da rede estadual e 20 bairros. A proposta é ensinar o jovem a lidar com a tecnologia e a cultura digital com a finalidade de torná-los agentes de transformação da realidade. Os estudantes serão envolvidos em um ambiente de inovação, informação, arte e cultura.

Estrutura do CVT

Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) instalados em Minas são 84. O valor médio de cada unidade é R$ 600.000,00. Cada CVT compõe-se de um centro de excelência com laboratório voltado para a capacitação tecnológica do seu público-alvo. A estrutura para os cursos inclui laboratórios, duas salas de inclusão digital com 10 computadores cada, mobiliário ergonômico, além de impressoras e softwares atualizados. O CVT compõe-se também de uma sala de videoconferência, com no mínimo 20 lugares e todos os equipamentos necessários à entrada de dados e conexão de notebooks.

Deixe um comentário